Uma exigência da construção do conhecimento no mundo atual.
O desejo de mudança não surge, é natural do ser humano. A insatisfação com a realidade presente, a construção do conhecimento, a busca da perfeição parecem estar disfarçadas em necessidades de mudança, estimulando a criação e o aperfeiçoamento humano.
O homem sobrevivia somente com seu corpo em contato com natureza, mas o considerou insuficiente para suprir suas “necessidades” e começou a criar as primeiras ferramentas, inventou a roda, descobriu o fogo. Desde então, o mundo nunca mais foi o mesmo, pois invenções e descobertas afetam o lado social e cultural dos homens. Da invenção da roda à montagem do computador, culturas e hábitos novos se constroem e vêm se sobrepondo e se substituindo com certa naturalidade, porém acompanhados de uma certa dose de receio às transformações.
Transformar implica reeducar. Reeducar pode significar “preparar-se para a convivência com o novo”. A tecnologia hoje parece acelerar essa necessidade de reeducação; mais especificamente, a informática. De acordo com FRÓES “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
E as escolas fazem parte deste mundo tecnológico, informatizado, moderno...
0 comentários:
Postar um comentário