Seja Bem Vindo !!! "A VIDA é feita de EXPERIÊNCIAS,VIVÊNCIAS e muito, muito APRENDIZADO..."

Então vamos VIVENDO e APRENDENDO !!!

Este blog tem por finalidade compartilhar idéias de atividades e sites educativos.

Seu objetivo é de que não só meus alunos, mas diversas crianças, pais e educadores

possam conhecer mais sobre a Internet e sites que incentivam, educam e divertem!!!


Para as amigas educadoras, disponibilizo meu HD virtual.

Lá vocês encontrarão muitas idéias de técnicas, atividades, músicas, jogos,... Aproveitem!!!

♥ ¦•...•¦ ♥ Colorir online

Diversos desenhos para colorir, escolher cenários e carimbos para decorar.

♥ ¦•...•¦ ♥ Contagem Regressiva

Dia do Índio

Todo dia é dia de índio?

Sim, pois não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril.

Quer saber porque esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.


O Índio Brasileiro

Os nativos brasileiros não são todos iguais. Ao contrário, existe uma incrível variedade de tradições, idiomas, manifestações artísticas e modos de vida. O que não muda é o respeito pela natureza que todos eles têm. Afinal é dela que eles dependem para viver: onde caçam, pescam, coletam frutos e raízes.

Atualmente, há cerca de 300 mil índios no Brasil. Eles possuem uma cultura bastante diferente da nossa, e também não são iguais entre si. caiapó, cadiuéu, suruí, xavante, ticunas, ianomâmi, são algumas das 210 nações indígenas brasileiras.
Os nativos brasileiros vivem em 565 áreas espalhadas por todos os Estados, com exceção do Piauí e do Rio Grande do Norte. A maior parte das terras e da população está na Amazônia.
A maioria das nações indígenas brasileiras mantém contato com os homens brancos. Mas existem exceções. Há 53 grupos isolados, que vivem quase como nos tempos pré-históricos. É o caso dos ianomâmis, que chamam a si próprios de Yanomâme thépé, que significa seres humanos.

Para os índios, a terra tem um significado especial. Ela não pertence a uma só pessoa, mas a todos da tribo.

Desde 1988, a Constituição garante o direito dos índios às terras de seus antepassados e diversas áreas vêm sendo demarcadas. Demarcar significa colocar limites para que não haja dúvidas de que aquela terra já tem dono.

A natureza está sempre presente na vida dos índios. As aldeias, cercadas pelas florestas, mostram como é possível o equilíbrio entre o homem e a mata. Nelas, a caça e a pesca são recursos de sobrevivência.



Mesmo com a fartura da floresta, há muito trabalho a ser feito, sempre em grupo. As mulheres cuidam das roças, tecem e cozinham; os homens levantam ocas, derrubam árvores, caçam e fabricam armas e canoas. Onde há aldeia, sempre existe um riacho por perto. Os índios adoram banhar-se, brincar na água e, claro, os peixes que capturam com arco e flecha.
 
Em 1910, o governo criou o Serviço de Proteção aos Índios, para controlar as tribos, sob a chefia do marechal Cândido Rondom. Ele pacificou índios sem violência, garantiu a posse das terras. Em 1967, foi criada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para a demarcação e a prestação de assistência médica e educacional.
 

 Quer saber mais? Então clique aqui e continue sua leitura.

 Vamos conferir o que aprendemos no Quiz do Índio?


Mais sobre os índios...


Museu do índio 



FUNAI






 Agora é só diversão!!!






Montar a tribo



O Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI) destaca que até hoje os povos indígenas têm promovido a conservação e utilização sustentável do solo e dos recursos da natureza. Mesmo assim, as tribos indígenas brasileiras ainda lutam diariamente contra a destruição de suas terras e pela preservação de seus costumes e hábitos culturais.

Olhem o exemplo que os índios nos dão...   
Vamos fazer comos os índios e preservar a natureza!!! 
Ela é a fonte de toda a vida no planeta.

No site do IBGE é possível obter dados que estimam entre um milhão e cinco milhões o número de índios que viviam no Brasil em 1500, na época do descobrimento. Atualmente, a situação do da população indígena é preocupante: em 2005 a Fundação Nacional do Índio apurou que os índios representam apenas 0,2% da população brasileira.





 "Ajudai-me, óh Manitu,
a não julgar meu semelhante
antes que eu tenha andado sete
                                          dias com suas sandálias."
                                                       

                                                        (Provérbio dos Índios Sioux) 

 Bjuxxx

Fontes: http://mundoverde.com.br/blog/2010/04/19/conscientizacao-e-preservacao-no-dia-do-indio/
                  http://smartkids.com.br/datas-comemorativas/19-abril-dia-do-indio.html 

0 comentários:

Postar um comentário

♥ ¦•...•¦ ♥ Cartilhas sobre Segurança na Internet - on line

# Safer Dic@s
*Cartilha *Quadrinhos
# Tecnologias na Escola - Saiba Mais
# Cartilha Se Liga! - Ziraldo
# Cartilha para Uso Responsável da Internet
* Para as crianças * Para os pais * Para os professores

♥ ¦•...•¦ ♥ Fique esperto...

Não fique em frente ao computador muitas horas seguidas... Utilize outras formas de diversão ! Ok?

♥ ¦•...•¦ ♥ Atenção

Não há nenhum convênio entre este blog e os links aqui sugeridos. Caso encontre algum link quebrado, mande-me um e-mail.

Como a Internet é dinâmica, convém aos pais, verificar antes. É sempre recomendável que os pais ou responsáveis acompanhem seus filhos na visita a sites na Internet.


♥ ¦•.....•¦ ♥ ¿Tá Ligado?

Proposta de Blog das turmas do 5º ano